Notícia

Vinhos portugueses nos Prémios Decanter

Wines of Portugal | 22 Maio '12
Vinhos portugueses nos Prémios Decanter
573 é o número de vinhos premiados na mais recente edição dos Prémios Decanter. Os resultados foram divulgados hoje na feira Internacional de vinhos de Londres.
Os prémios distribuíram-se por todas as categorias da competição: 7 medalhas de prémios regionais, 18 medalhas de ouro, 139 de prata e 242 de bronze. Ainda foram merecedores de menções honrosas 167 vinhos portugueses.

Nos prémios regionais, os vencedores do troféu Vinho generoso abaixo das 10 libras foram os moscatéis de Setúbal da Bacalhôa (Bacalhôa 2007 e Bacalhôa Moscatel Roxo 2000). Os prémios dedicados ao Vinho do Porto foram para o vinho Barão de Vilar 1990 Colheita na categoria Porto Colheita acima das 10 libras e para o Dow's 2000 Vintage na categoria Porto Vintage acima das 10 libras.

Nos vinhos da Madeira o prémio de melhor vinho acima das 10 libras foi para o Blandy's Colheita Malvasia 1996. A região norte de Portugal tem direito a troféu de melhor branco e melhor tinto que foram ganhos pelos vinhos Deu la Deu Alvarinho 2010, um Vinho verde da zona de Monção e Melgavo, e  pelo tinto duriense Quinta da Gricha 2009 da Churchill Graham.

As medalhas de outro foram distribuídas essencialmente pela região da Madeira e do Porto, havendo algumas exceções, nomeadamente 2 vinhos do Douro e 2 do Dão.

As medalhas de prata, bronze e menções honrosas foram alcançadas por vinhos de diferentes regiões vitivinícolas portuguesas, sendo que os vinhos do Porto e Douro foram aqueles que globalmente alcançaram mais medalhas.

Esta foi a nona edição dos prémios da revista britânica que avaliou 14 119 vinhos e teve o maior número de participações de sempre. O júri foi composto por mais de 200 especialistas em vinho desde retalhistas, sommeliers, journalistas, incluindo 54 "Master of Wine" e 11 "Master Sommeliers".

A lista de prémios pode ser consultada aqui.

Comentar



  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube